Onibus do Corinthians

Descrição da imagem

Onibus do Corinthians Onibus do Corinthians

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Arena da Copa pode ter nome alterado

Estádio Mbombela, de Nelspruit, tem três opções para ser rebatizado em homenagem a figuras importantes da cidade

Levi Guimarães, enviado iG 
 
Uma das menores cidades-sede da Copa de 2010 ao lado de Polokwane, Nelspruit tenta escolher um novo nome para o estádio, que desde o início da construção foi chamado de Mbombela, nome do distrito em que a cidade está localizada.
A principal reivindicação por um novo nome para a arena é de autoria de dois vereadores, Benjamin Maseko e Jo Koster, que querem homenagear outro políticio local, Jimmy Mohlala.

Foto: Levi Guimarães, enviado iG
Vista interna do estádio de Nelspruit

Mohlala, que era porta-voz do partido CNA (Congresso Nacional Africano) foi assassinado em janeiro de 2009 durante um suposto assalto. Contudo, desde o início as investigações apontaram para um crime político, já que Mohlala havia denunciado suspeitas de corrupção no estádio e tinha um depoimento sobre o assunto já agendado.

“Mohlala perdeu sua vida em janeiro de 2009 porque estava lutando contra a corrupção, e particularmente a corrupção relacionada à construção do estádio para a Copa de 2010. Ele lutou contra a manipulação de propostas, irregularidades na entrega de serviços e manteve o conselho informado sobre assuntos relacionados à Copa”, afirmou Maseko.

A expectativa é de que o novo nome seja definido em uma reunião dos vereadores da cidade. Mas além de Jimmy Mohlala, dois outros nomes “concorrem”, ambos com o apoio do prefeito distrital Lassy Chiwayo: Reuben Mahlalela, ex-vice-presidente da SAFA (Associação Sul-Africana de Futebol), e Matsafeni Mdluli, chefe guerreiro que em meados do século XIX conquistou a área onde o estádio foi construído.

Por enquanto ainda com o nome de Mbombela, o estádio de Nelspruit é um dos dois palcos da Copa que ainda não passaram pela inauguração oficial (o outro é o Soccer City, de Joanesburgo). Apesar de ter as obras finalizadas alguns meses, o estádio ainda não pode receber nenhum evento por conta de problemas no gramado, que precisou ser replantado três vezes.

A arena tem inspiração em animais da fauna sul-africana, com colunas no formato de girafas gigantes e assentos nas arquibancadas coloridos de forma a reproduzir as listras de uma zebra.

Durante a Copa, o Mbombela receberá quatro partidas, todas pela fase de grupos. Os confrontos no local serão: Honduras x Chile, Itália x Nova Zelândia, Austrália x Sérvia e Coréia do Norte x Costa do Marfim.

0 comentários:

Postar um comentário