Onibus do Corinthians

Descrição da imagem

Onibus do Corinthians Onibus do Corinthians

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

sábado, 25 de setembro de 2010

Previsões de Luxemburgo não se concretizam em nove meses de Galo


Apesar de conquistar o Campeonato Mineiro, treinador perdeu dois clássicos para o Cruzeiro e não deu padrão de jogo ao time no Brasileirão


Depois de pouco mais de nove meses, o casamento entre Atlético-MG e Vanderlei Luxemburgo acabou. Após 53 jogos, 22 vitórias, 19 derrotas, e um título mineiro, o ‘projeto’ foi interrompido antes de dar qualquer indicação de onde poderia chegar. Após a derrota de 5 a 1 para o Fluminense, nesta quinta-feira, o presidente Alexandre Kalil reviu todas as declarações de apoio ao técnico pentacampeão brasileirão e o demitiu. (Veja a íntegra da entrevista do treinador ao lado).
Luxemburgo deixa o Galo na zona de rebaixamento, como o time que mais perdeu no campeonato – 15 derrotas – e dono da pior defesa na competição, com 45 gols sofridos.
No dia 8 de dezembro de 2009, o presidente atleticano Alexandre Kalil anunciou pelo Twitter: ‘Luxemburgo vem aí’. A torcida alvinegra reagiu imediatamente. ‘Ei, você aí, avisa os Perrellas que o Luxa vem aí!’, entoaram os atleticanos para saudar o novo treinador, tirando proveito do desentendimento entre o técnico e os dirigentes do maior rival, o Cruzeiro.
A apresentação ilustrou a expectativa que a chegada de Vanderlei Luxemburgo representava para torcedores e dirigentes. O próprio treinador resumiu a esperança de sucesso deste casamento.
- Acima de tudo, é a recuperação e a busca de grandeza do Atlético. É um clube grande, que não pode se dar ao luxo de entrar em uma competição achando que vai apenas participar por participar. A ambição de conquista do torcedor, do dirigente e de quem trabalha aqui tem de estar constantemente viva, disse o treinador durante a apresentação.
A torcida atleticana foi apresentada a algo que ouviria muito ao longo destes nove meses: o projeto. Luxemburgo prometia montar um time vitorioso, ainda que os títulos não chegassem de imediato.
- Precisamos ter inteligência para saber que existe um projeto de dois anos. E que este tem de ser muito sólido para que possamos conquistar. Caso contrário, uma derrota vai doer muito mais do que, por exemplo, 20 vitórias que tivermos numa competição. Ela vai te bater muito mais pesado, vai te ofuscar e impedir de ganhar lá na frente. Por isso tenho muita tranquilidade. Não vou prometer ao torcedor do Atlético que vou ganhar títulos, mas eu vou ganhar.
LuxemburgoTreinador já se mostrava abatido durante a goleada do Fluminense sobre o Atlético-MG (Foto: Ag. Estado)
Vanderlei Luxemburgo, cinco vezes campeão Brasileiro e responsável pela montagem de grandes times, esperava levar o Atlético-MG a outro patamar. Prometia conquistar títulos que há tempos o clube mineiro não obtinha.
- Meu contrato começa no dia 1º de janeiro, e não vou carregar nas costas nenhum peso de 37 anos. Tenho um projeto de dois anos, e eu vou ganhar, sim, neste período. Não tenho dúvidas, concluiu.
Com esse projeto de dois anos, o treinador não via obrigação de vencer desde o início. Mas o que aconteceu foi o contrário. Luxemburgo venceu o Campeonato Mineiro, mas depois afundou com o Galo no Brasileirão. Ainda assim, a vitória no estadual não foi como esperado, já que o Atlético foi derrotado pelo Cruzeiro na fase classificatória. Inclusive, Luxemburgo somou duas derrotas para o maior rival, 3 a 1 pelo Campeonato Mineiro e 1 a 0 pelo Brasileirão. Consciente da importância dos clássicos, o treinador já adiantava durante a apresentação a expectativa do duelo com a Raposa.
- Quero passar por cima do Cruzeiro, mas quero ganhar porque é um clube concorrente, e não por causa do Zezé e do Alvimar (Perrellas) - disse Luxa, usando de diplomacia.
Após o fim do casamento com o Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo acabou acrescentando a seu currículo uma página bem diferente do que estava acostumado. Durante a coletiva em que anunciou sua demissão, após a partida dessa quinta-feira, ele negou estar em decadência, mas falou em reavaliação e reciclagem.
- Sempre digo que um campeão você constrói na derrota, quando tem o discernimento de absorver a derrota. Quando isso não existe, você é um perdedor. A derrota também pertence ao grande desportista, e o importante é perder muito menos do que ganhar. A minha história é 80% de vitórias e 20% de derrotas. Quando perco esses 20%, procuro amadurecer e saber que mais para frente tem alguma coisa muito boa para acontecer, disse na época de sua apresentação.

0 comentários:

Postar um comentário