Gazeta Esportiva
Mais um grande duelo é esperado pela torcida mineira. Depois de um confronto repleto de emoção, gols e entradas ríspidas, Atlético Mineiro e América Mineiro voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Mineiro. Desta vez, o Estádio Ipatingão substituirá o Mineirão, que estará fechado por causa de evento musical.
A primeira partida foi memorável, relembrando os velhos confrontos entre as duas equipes. O jogo do último domingo, que terminou empatado por 3 a 3, fez jus aos inesquecíveis duelos de um dos clássicos mais antigos do país, que ficou conhecido como o "clássico das multidões" nos primórdios do século passado.
O Atlético tem a vantagem de outro empate para se classificar à semifinal da competição por ter conseguido uma campanha melhor na primeira fase. Nas duas vezes em que se enfrentaram neste ano, não houve vencedor. Foram dois empates em dois confrontos muito equilibrados.
A expectativa é de mais uma batalha em campo. E os holofotes não estarão voltados apenas para os jogadores. O trio de arbitragem entrará pressionado por causa das reclamações dos americanos. Antes do primeiro confronto entre as duas equipes, a diretoria do América pediu à comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) que colocasse profissionais de outro estado para apitar o clássico. O pedido foi negado, e após o jogo, a cúpula do América voltou a reclamar muito do dono do apito.
"A gente até respeita essa vontade deles de colocar um árbitro mineiro. Apesar de todos os esforços de ter uma boa arbitragem, nós tivemos pelo menos um lance de cartão vermelho e nem amarelo o Diego Tardelli recebeu. Ele deu uma entrada muito forte no Danilo", reclamou o presidente do clube, Caio Salum. "Na hora em que o América está ganhando o jogo, existe uma tendência muito grande de verificar o lance sempre a favor do Atlético. Isso vai acontecer sempre quando jogar contra o Atlético ou contra o Cruzeiro porque sempre existe essa pressão muito grande em favor deles", completou.
Polêmico e sempre falando o que pensa, o técnico do Atlético, Vanderlei Luxemburgo, não perdeu a oportunidade de mandar um recado para o adversário. "O presidente do América está tentando preparar um caminho para o próximo jogo. Eu não quero árbitro de fora, quero árbitro de Minas. Temos que privilegiar o futebol mineiro. Se o cara errar, no jogo seguinte fica fora. Dizer que a arbitragem vai beneficiar Atlético ou Cruzeiro, nada disso. O América tem tanta tradição, teve grandes conquistas, pra quê se sentir pequeno?", cutucou.
Para esta partida, Luxemburgo deverá fazer algumas alterações na equipe atleticana. Recuperado de contusão, o zagueiro Jairo Campos volta ao time titular no lugar de Werley. O volante Zé Luis, que foi liberado da última partida do time para resolver problemas particulares, também retorna à equipe, deixando Jonílson no banco de reservas.
A dúvida está no meio-campo. O volante Corrêa, afastado desde o dia 3 de março por causa de uma lesão na coxa esquerda, está recuperado e foi relacionado para o jogo. Seu substituto, Fabiano, em ótima fase, deve permanecer na equipe. Sendo assim, quem disputa a posição com Correa é o experiente Junior, que está atuando agora no meio-campo. O jogador, de 37 anos, que marcou época jogando na lateral esquerda, está contente com sua nova função, a de armador.
"Fico feliz por estar ajudando, tanto no meio quanto na lateral. O importante é o grupo todo estar ciente da sua importância. Independente de estar jogando agora, ou o Ricardinho, o Evandro, o Renan ou outros jogadores, o importante é você estar pronto. Graças a Deus estou pronto, jogando, contribuindo ao máximo com a minha qualidade", afirmou.
Pelo lado americano, o técnico Mauro Fernandes contará com o retorno dos atacantes Fábio Junior, que estava suspenso, e com Joãozinho, recuperado de lesão. O primeiro, artilheiro do time na temporada com cinco gols, volta à equipe titular. O único desfalque é o zagueiro Otávio, que recebeu o terceiro cartão amarelo na primeira partida contra o Atlético. Seu substituto deve ser Fabrício.
O América atua na formação com três zagueiros, e um deles é o experiente Preto, que sabe das dificuldades que vai encontrar contra o Atlético, mas pela exibição na primeira partida, acredita na classificação. Para isso, só a vitória interessa à equipe.
"Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, no primeiro jogo já vimos tudo, mas graças a Deus estamos em mais uma decisão. Nós jogadores sabemos que as coisas se resolvem dentro de campo. É como o professor falou: 'não se ganha jogo falando antes, se ganha dentro de campo'. Os torcedores e nós jogadores estamos muito confiantes, então nós vamos em busca do resultado positivo", argumentou.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X AMÉRICA-MG
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 7 de abril de 2010, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
ATLÉTICO-MG: Aranha; Coelho, Jairo Campos, Cáceres e Leandro; Zé Luis, Fabiano, Junior (Correa) e Renan Oliveira; Muriqui e Diego Tardelli
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
AMÉRICA-MG: Flávio; Fabrício, Preto e Gabriel; Danilo, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio e Rodrigo; Laércio e Fábio Junior
Técnico: Mauro Fernandes

0 comentários:
Postar um comentário